Como saber se está na hora de trocar as pastilhas/discos?
Postado Sex, 15 de Setembro de 2017, 16:38:00
Seu funcionamento é “simples”, quando o freio é acionado, pressionam os discos, fazendo com que o veículo pare.
Como saber se está na hora de trocar?
As pastilhas de freio dão alguns indícios bem simples e facilmente perceptíveis. Com um barulho metálico ao frear o veículo, e a resposta atrasada ao pisar no freio.
Porém existem outras maneiras de saber quando trocá-las. Em alguns veículos existe um indicador de desgaste das pastilhas no painel. Outra dica importante é ficar sempre atento a quilometragem do veículo. Pois a cada 5.000 km, é necessário realizar a revisão das pastilhas. Entre 30.000-40.000 km é obrigatório que as pastilhas sejam trocadas, pois com certeza elas já estarão desgastadas e terão chegado a espessura mínima de segurança de 2 mm.
Por ter um material bem mais maleável que do disco, o normal é a pastilha realmente é a peça do freio que será constantemente trocada, mas para que ela dure o tempo indicado pelo fabricante, além de ter a eficiência total que significa para o carro na menor distância possível, o disco de freio precisa ter uma atenção especial. Para saber quando esse disco deverá ser substituído, é preciso colocar uma peça chamada paquímetro para avaliar a espessura do disco. No manual do carro, haverá o valor mínimo a ser usado.
Uso prolongado de discos desgastados poderá:
- reduzir a capacidade de frenagem;
- desgastar mais rapidamente as pastilhas;
- quebrar o disco – essa é mais perigosa das situações, pois o carro pode se tornar incontrolável!
COMENTAR
0 Comentário(s)